Pixel do Facebook

O que é o Facebook Pixel e como Configurar

Para começar, os pixels são pequenos trechos de código que desempenham um papel fundamental nas estratégias e campanhas online, proporcionando uma visão aprofundada do comportamento dos usuários.

Cada serviço e plataforma possui seus próprios pixels, como Facebook, LinkedIn, Pinterest, TikTok… todos compartilhando um objetivo comum: coletar dados valiosos dos usuários, seja para análise de comportamento, mensuração de resultados ou integração em campanhas publicitárias.

Pixel do Facebook

O pixel do Facebook se destaca como uma ferramenta crucial para gerar e utilizar dados de rastreamento em sites, blogs e páginas de captura. Esse pequeno código desempenha um papel vital nas estratégias de publicidade da plataforma.

Exemplo de Código do Pixel do Facebook
Código de Instalação do Pixel do Facebook

A proposta principal do pixel do Facebook é permitir uma conexão mais profunda entre as interações dos usuários em seu domínio online e a plataforma do Facebook.

Embora os pixels sejam uma presença comum em campanhas de Facebook Ads e Google Ads, seu funcionamento muitas vezes permanece envolto em certo mistério para a maioria dos usuários.

Como os Pixels de Rastreamento Funcionam?

O código do pixel de rastreamento atua como um mensageiro, acionando um servidor específico, neste caso, o servidor do Facebook. Em resposta, o servidor retorna uma mensagem camuflada sob a forma de uma imagem praticamente imperceptível – o pixel.

Assim, quando um usuário realiza uma ação específica em seu site, como acessar uma página, clicar em um botão ou interagir com um banner, esse pixel entra em ação, transmitindo a informação para o Facebook. Este processo sutil e eficiente permite que o Facebook rastreie e registre cada movimento relevante dos visitantes.

Com o Pixel do Facebook devidamente instalado, sempre que um visitante acessa seu site, dados sobre sua navegação são meticulosamente registrados, e cookies são inseridos em seu navegador.

A partir desse ponto, o conteúdo exibido nas páginas da web ou nas redes sociais é automaticamente ajustado de acordo com o comportamento e as preferências desse usuário em particular.

Rastreamento com o Pixel do Facebook

Seja seu objetivo gerar leads, aumentar as vendas ou promover sua marca online, os pixels do Facebook é a chave que você precisa para essas diversas frentes.

Segundo o próprio Meta Ads, você pode utilizar o pixel para:

  • Ter certeza de que os seus anúncios serão mostrados às pessoas certas. Encontre novos clientes ou pessoas que visitaram uma página específica ou realizaram uma ação desejada no seu site.
  • Gerar mais vendas. Configure o lance automático para alcançar pessoas mais propensas a realizar uma ação que você deseja, como fazer uma compra.
  • Mensurar os resultados dos seus anúncios. Para entender melhor o impacto dos seus anúncios, mensure o que acontece quando as pessoas os visualizam.

O rastreamento ocorre por meio de eventos, nos quais cada ação executada por um visitante em seu site, configurada previamente no seu pixel, é meticulosamente registrado. Existem nove tipos de eventos padrão que podem ser criados, cada um fornecendo insights valiosos sobre o comportamento do usuário:

Ação no siteDescriçãoCódigo do evento padrão
Adicionar dados de pagamentoA adição de informações de pagamento do cliente durante o processo de finalização da compra. Por exemplo, quando uma pessoa clica em um botão para salvar as informações de cobrança.fbq(‘track’, ‘AddPaymentInfo’);
Adicionar ao carrinhoA adição de um item ao carrinho ou cesto de compras. Por exemplo, clicar em um botão Adicionar ao carrinho em um site.fbq(‘track’, ‘AddToCart’);
Adicionar à lista de desejosA adição de itens à lista de desejos. Por exemplo, clicar em um botão Adicionar à lista de desejos em um site.fbq(‘track’, ‘AddToWishlist’);
Concluir registroO envio de informações por parte de um cliente em troca do fornecimento de um serviço da empresa. Por exemplo, cadastro para assinatura de email.fbq(‘track’, ‘CompleteRegistration’);
Entrar em contatoUm telefone, SMS, email, bate-papo ou outro tipo de contato entre um cliente e sua empresa.fbq(‘track’, ‘Contact’);
Personalizar produtoA personalização de produtos por meio de uma ferramenta de configuração ou outro aplicativo que sua empresa possui.fbq(‘track’, ‘CustomizeProduct’);
DoarA doação de fundos para sua organização ou causa.fbq(‘track’, ‘Donate’);
Encontrar localizaçãoQuando uma pessoa encontra uma de suas localizações na internet, com a intenção de visitar seu estabelecimento. Por exemplo, pesquisar um produto e encontrá-lo em uma de suas lojas locais.fbq(‘track’, ‘FindLocation’);
Iniciar finalização da compraO início do processo de finalização da compra. Por exemplo, clicar no botão Finalizar a compra.fbq(‘track’, ‘InitiateCheckout’);
CadastroO envio de informações por parte do cliente, sabendo que poderá ser contatado posteriormente pela empresa. Por exemplo, enviar um formulário ou se cadastrar para uma avaliação.fbq(‘track’, ‘Lead’);
CompraA conclusão de uma compra, geralmente indicada pelo recebimento de uma confirmação de pedido, compra ou recibo da transação. Por exemplo, ser direcionado para uma página de agradecimento ou confirmação.fbq(‘track’, ‘Purchase’, {value: 0.00, currency: ‘USD’});
ProgramaçãoA marcação de um horário para visitar uma de suas localizações.fbq(‘track’, ‘Schedule’);
PesquisaUma pesquisa realizada em seu site, aplicativo ou outra propriedade. Por exemplo, pesquisas de produtos ou viagens.fbq(‘track’, ‘Search’);
Iniciar período de avaliaçãoO início da avaliação gratuita de um produto ou serviço que você oferece. Por exemplo, assinatura de avaliação.fbq(‘track’, ‘StartTrial’, {value: ‘0.00’, currency: ‘USD’, predicted_ltv: ‘0.00’});
Enviar candidaturaO envio de uma solicitação para um produto, serviço ou programa que você oferece. Por exemplo, cartão de crédito, programa educacional ou emprego.fbq(‘track’, ‘SubmitApplication’);
AssinarO início de uma assinatura paga referente a um produto ou serviço que você oferece.fbq(‘track’, ‘Subscribe’, {value: ‘0.00’, currency: ‘USD’, predicted_ltv: ‘0.00’});
Visualizar conteúdoUma visita a uma página da web importante para você. Por exemplo, uma página de destino ou página de produto. A opção Visualizar conteúdo informa se alguém visitou a URL de determinada página da web, sem informar o que ela fez ou viu na página.fbq(‘track’, ‘ViewContent’);
Eventos Padrão. Fonte: Meta Ads.

Esses eventos, quando combinados ou utilizados de maneira isolada, oferecem uma gama de possibilidades para avaliar a eficácia de anúncios, criar públicos personalizados, otimizar campanhas de anúncios dinâmicos e avaliar o desempenho de funis de vendas em seu site.

Criar e Instalar o Pixel do Facebook

Primeiramente, faça o login no Facebook com a conta que utiliza para gerenciar a comunicação da sua empresa na rede social.

Acesse o Meta Business Suite.

Meta Business Suite

Em seguida, acesse o seu painel no Gerenciador de Anúncios, clique em “Gerenciador de Anúncios” na barra superior e, então, selecione o item Pixels na coluna “Medir e Informar”.

Gerenciador de Eventos

Na tela seguinte, clique em Conectar Dados, como na imagem abaixo.

Conectar Dados

Na janela que se abrir, preencha os campos solicitados e clique em Continuar.

No meu caso selecionarei a opção de Web.

Adicionarei um nome, no meu caso Central do Marketing.

Você deve nomear o seu pixel para facilitar o seu gerenciamento (pois outros poderão ser criados). Informe a URL do seu site corretamente para o Facebook verificar a instalação do pixel posteriormente.

O seu pixel foi criado! Agora, você precisará instalá-lo no seu site.

Existem várias maneiras de se fazer isso. Neste artigo, porém, faremos a instalação manual no WordPress.

Sendo assim, selecionamos a segunda opção na próxima janela: adicionar manualmente o código do pixel ao site. A primeira opção só deve ser selecionada se o seu site estiver previamente configurado.

Selecione a opção de pixel da Meta somente.

Aqui temos 2 tipos, podendo utilizar a integração direto com parceiros, como Shopify, Wix, Webflow, entre muitas outras opções.

No nosso caso, instalaremos utilizando o código manualmente mesmo.

Eis o seu pixel do Facebook!

Os próximos passos serão feitos no seu WordPress. Apenas copie o código e abra o painel de configurações do seu site em outra aba do seu navegador.

No nosso caso, e para este exemplo, utilizaremos um plugin do WordPress, mas no meu caso, eu utilizo o próprio Google Tag Manager para realizar essa configuração, caso você queira um conteúdo como este, não deixe de comentar.

Instalando o Pixel do Facebook em WordPress

Abra o painel de configurações do seu site WordPress em uma nova aba do navegador.

Primeiro você irá baixar um plugin chamado: Head and Footer injections.

Este da imagem é a que utilizo, mas você pode utilizar qualquer outro plugin, existem diversos plugins com essa finalidade.

Depois disso basta colar seu código do header e está pronto, você tem seu pixel configurado, neste caso, em todas as páginas do seu site, com o evento de Page View.

Você pode encontrar essa linha, que mostra essa configuração:

fbq(‘track’, ‘PageView’);

Seu pixel do Facebook está agora ativo e pronto para rastrear eventos em seu site.

Depois disso podemos ir nas fontes de dados que teremos os dados configurados e mostrando informações.

Mensurarando as Conversões do Facebook

As conversões rastreadas pelos seus pixels aparecem no Gerenciador de Anúncios e no painel do Facebook Analytics.

Para obter relatórios mais precisos, o ideal é configurar vários eventos e pixels em diferentes páginas do seu site conforme os caminhos usados por sua audiência e que você planeja monitorar.

Para realizar essas configurações adicionais, porém, será necessário utilizar o Gerenciador de Negócios do Facebook.

No nosso caso, como acabamos de configurar, não teremos informações, mas quando estiverem dados suficiente, ele ficará dessa forma:

Esse exemplo acima é de um parceiro nosso, que já tem seu pixel populando, onde podemos realizar, basicamente, três objetivos:

  • otimização: após obter um bom volume de dados de clientes e leads, o Facebook passará a exibir anúncios com muito mais precisão, aumentando suas chances de conversão e vendas;
  • remarketing: você poderá configurar campanhas para usuários que converteram em etapas intermediárias, mas não concluíram a compra;
  • criar públicos segmentados: após gerar, no mínimo, 100 conversões, é possível criar públicos com perfis semelhantes e gerar anúncios exclusivos para eles.

Portanto, podemos concluir que o pixel do Facebook é uma excelente ferramenta para o monitoramento e para otimização de estratégias e campanhas na Internet.

Ficou em dúvida? Precisa de alguma ajuda? Não deixe de comentar ou entrar em contato conosco, através do e-mail: contato@centraldomarketing.com.br

Também quero agradecer as informações retiradas do artigo do Meta e também de um artigo da Rock Content.

Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Especialista de marketing, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing.

Comentário (1)

  1. Tráfego Pago para Energia Solar
    18 de fevereiro de 2024 Responder

    […] Também é necessário configurar o pixel do Facebook, uma ferramenta muito importante para realizar campanhas dentro do Facebook Ads, aprenda a configurar aqui. […]

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