Central do Marketing

Lições de Marketing que aprendemos com o BBB

O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show produzido e exibido pela Rede Globo de Televisão desde 2002. O programa é de origem holandesa e, inspiradas pelo sucesso de lá, emissoras do mundo inteiro compraram o formato da Endemol.

O que é o BBB?

Toda essa adoração pelo programa traz coisas bem importantes para a emissora: audiência e buzz. Isso desperta a atenção das marcas que pagam cifras milionárias para aproveitar essa visibilidade. É assim que o BBB enche o bolso de dinheiro.

Como o BBB fatura?

O BBB não teria chegado ao patamar de hoje sem planejamento. Apesar de o programa ir ao ar cerca de três meses por ano, as equipes por trás do reality trabalham o ano inteiro para garantir que a próxima edição seja um sucesso.

No marketing, o raciocínio é o mesmo: é necessário planejar cada passo e criar estratégias coordenadas para vender e fidelizar. Além disso, é fundamental fazer análises históricas para nortear as ações. Ao estudar cases de sucesso, é possível criar um plano de ação mais certeiro, sabe?

Aplicando o Marketing

Apesar de ser exibido em TV aberta, o engajamento do público não acontece apenas por lá. A verdade é que os canais digitais estão ganhando cada vez mais importância nas estratégias das empresas como YouTube, Instagram, Twitter, TikTok e por aí vai.

Lembre-se dos casos da Boca Rosa, da Manu Gavassi e da Viih Tube que planejaram muito bem as estratégias omnichannel. Antes do confinamento, a influencer Bianca Andrade, por exemplo, fotografou todos os looks que levou na mala para publicação em suas redes sociais no timing certo.

Cases de Sucesso

Como você pôde perceber, o BBB nos traz lições valiosas de marketing que podem ser aplicadas nas empresas. Nesse contexto, é fundamental planejar as estratégias e zelar pela reputação da empresa. Entre em contato conosco através do botão abaixo: